segunda-feira, 12 de setembro de 2016

SEPROR e SENAR capacitam técnicos e produtores rurais do Amazonas

Iniciou hoje, 12 de setembro, uma série de cursos voltados as atividades do setor primário. Os cursos de Hidroponia, Derivados do Leite, Fruticultura com Ênfase em Açaí, Administração Rural e Bovinocultura de Corte acontecem, simultaneamente, nos municípios de Autazes, Humaitá, Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Matupi/Manicoré e capital Manaus. A iniciativa é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Faea) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM).


Durante a abertura do curso de hidroponia realizado no auditório do Sistema Sepror (Avenida Buriti, 1850, Distrito Industrial), o diretor-presidente do IDAM, Edimar Vizolli, destacou a importância de iniciativas como essas para o desenvolvimento das atividades rurais.
“A capacitação dos técnicos é fundamental nesse processo. Eles precisam estar sempre preparados para atender às famílias rurais que procuram o serviço de Extensão Rural. Além disso, a hidroponia é uma atividade que está crescendo no Amazonas, por isso temos que buscar metodologias eficientes e de baixo custo”, disse Vizolli.
De acordo com o presidente do Senar, Munir Lourenço, a procura pelos cursos foi grande, e isso mostra que os agricultores estão cada vez mais interessados em melhorar o trabalho e investir na produção. E os técnicos estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos para levar melhores informações sobre as atividades desenvolvidas pelos agricultores no Amazonas.
Para a engenheira agrônoma do IDAM em Presidente Figueiredo, Genicia de Menezes, que participa do curso de hidroponia, a capacitação está ajudando no aprimoramento da assistência técnica, uma vez que os participantes estão tendo acesso a informações atualizadas e que sem dúvida irão contribuir com a melhoria na produção do agricultor e na qualidade de vida das famílias rurais.
Em Presidente Figueiredo, Genicia assiste agricultores familiares da comunidade Boa Esperança e algumas comunidades da BR 174. Nas localidades, os agricultores trabalham com o cultivo de hortaliças e com a fruticultura.
Já o gerente do IDAM em Iranduba, José Maria Ferreira, enfatizou que o curso veio em boa hora. “Estamos em um momento que os municípios do Estado estão investindo na tecnologia da hidroponia. Em Iranduba, por exemplo, a atividade é desenvolvida há mais de cinco anos e tem apresentado resultados positivos”, disse Ferreira, ao ressaltar que o Sistema Sepror e as instituições parceiras têm a preocupação em preparar técnicos dos municípios do Amazonas para oferecer um atendimento de qualidade aos produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário