sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ALEAM homenageia Idam e extensionistas rurais do Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta sexta-feira (2) uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional do Extensionista Rural, comemorado em 6 de dezembro. De autoria dos deputados estaduais Adjuto Afonso (PDT) e Luiz Castro (REDE), o evento também homenageou os 50 anos de extensionismo rural no Estado e os 20 anos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Autoridades, técnicos e produtores do setor primário estiveram presentes à sessão.
Em seu discurso, Luiz Castro destacou a importância do extensionista rural para a difusão de conhecimentos técnicos aos produtores rurais e para o consequente desenvolvimento do setor primário. O parlamentar também citou nominalmente os homenageados da sessão especial.


“Não conseguiremos aqui enfatizar o suficiente a contribuição destes profissionais para o Estado. Eles representam essa coragem, determinação, esse compromisso do extensionista com o processo de transformação da sociedade por meio do setor primário e esses homenageados estão aqui por reconhecimento de seus pares, dos deputados que compõe essa Casa”, disse Castro.
Os deputados estaduais Orlando Cidade (PTN) lembrou a história do extensionismo rural para o Amazonas e Dermilson Chagas (PEN) defendeu maior destinação de recursos para o setor primário. “Para transformar o Estado, devemos pegar os recursos que temos já em conta do governo e não deixar ser utilizado em outras rubricas, porque mais uma vez vamos jogar ao vento um sonho que todo homem do interior deseja, de esperança, de transformação”, afirmou o líder do PEN.
Nesse mesmo sentido, Sidney Leite defendeu que a Constituição do Estado passe a prever um percentual a ser aplicado no sistema Sepror.  “Hoje eu sei, porque eu convivi e sei as dificuldades que o (Edimar) Vizolli (presidente do idam) enfrenta junto com o Malvino (Salvador) e o Airton (Schneider) (diretores de Assistência Técnica e Extensão Rural) para fazer com que o Idam funcione e as coisas aconteçam”, avaliou.
Durante a sessão, foi entregue uma placa comemorativa foi entregue ao Idam, na pessoa de seu presidente Edimar Vizolli, e certificados de honra ao mérito aos seguintes extensionistas: Edna Maria Souza, Walter Carvalho; Vicente da Silva Filho; José Maria Frade Júnior; Maria José Andreola; Meire Janes Santiago; Pedro Correa da Silva; José Ronaldo da silva; Raimundo da costa; Aldeni Araújo; Alberto de Freitas; Marcílio Junqueira; José Sílvio de Souza; Romeo Campos Júnior; Osmar de Oliveira; Jerônimo de Almeida; José Assis Carvalho; Antônio Carlos Barbosa (in memorian).

Nenhum comentário:

Postar um comentário