sábado, 3 de dezembro de 2016

Sistema Sepror define ações para o manejo de recursos naturais

As novas estratégias para ampliação do Manejo de Recursos Naturais para 2017 já estão na pauta do Governo do Estado do Amazonas. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 1º, representantes do Sistema Sepror – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (IDAM), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Agência de Defesa Agropecuária Florestal (ADAF) – apresentaram ações para o incentivo, orientação e coordenação de ações voltadas às cadeias produtivas.
De acordo com o secretário de Produção Rural, Hamilton Casara, o IDAM entrará com assistência técnica, a ADAF com o Serviço de Certificação (Sic), o Idam e a Sepa com a produção e a ADS com a comercialização dos produtos.


A proposta do Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror, é sistematizar o modelo ecológico e o manejo de recursos naturais incentivando, orientando e coordenando ações voltadas para o manejo florestal madeireiro, da castanha, da borracha, da piaçaba, do mel nativo, do cacau silvestre, do açaí, do pirarucu manejado, entre outros. A meta é fazer com que os recursos naturais ganhem espaço e volume de produção no mercado.
“Vamos mapear e identificar as potencialidades da produção orgânica e o manejo dos recursos naturais no Estado. A ideia é que não se tenha prejuízo para a produção convencional de alimentos”, destacou Casara.
A atividade de agroecologia vai ao encontro com a Nova Matriz Econômica Sustentável do Governo do Amazonas que contempla a interiorização das ações do executivo estadual e a utilização de recursos naturais e da biodiversidade amazônica para geração de emprego e renda, agregando valor econômico para o setor produtivo.
Segundo o secretário executivo do Sistema Sepror, Valdenor Cardoso, o Estado possui capacidade de ser um grande produtor orgânico do País. Para ele a integração dos órgãos do sistema vai fortalecer a agroecologia no Amazonas. “As ações planejadas contam com o incentivo em todas as etapas da cadeia: assistência técnica, serviço de certificação, produção e comercialização dos produtos”.
Até terça-feira, 6, o Sistema Sepror estará sistematizando todas as ações da produção sustentável, tanto da farinha, pecuária, avicultura e de outras cadeias produtivas para balizar as ações do próximo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário