terça-feira, 17 de janeiro de 2017

"...não há contradição entre produzir comida e preservar o meio ambiente...", afirma Muni Lourenço

Nesta terça (17), o presidente da FAEA/AM, Muni Lourenço Silva Junior, divulgou NOTA com o título "Vamos brincar o carnaval com alegria e produção". Concordo com o inteiro teor dessa NOTA, nem poderia ser diferente, pois, como já disse o Muni, estamos num estado com 97% de suas florestas preservadas e com produtores rurais cada vez mais querendo produzir alimentos saudáveis, sejam orgânicos, agroecológicos e/ou convencionais seguindo todas as recomendações técnicas da legislação vigente. O que nosso estado precisa fazer, e urgentemente, é viabilizar TODAS as condições para que os 275 mil agricultores tenham acesso qualificado à informação, crédito rural, assistência técnica, tecnologia e comercialização. Temos milhares de agricultores que produzem alimentos orgânicos no Amazonas (não tem dinheiro nem acesso aos insumos químicos, então, é orgânico) e não conseguimos viabilizar o documento obrigatório para que comercialize sua produção como orgânica, ou seja, com melhor remuneração. Esses dados não são meus, mas de um órgão que sistematicamente defendo e tenho enorme respeito pelo trabalho que desempenha no Amazonas, o IDAM. 

Prezado amigo produtor rural,
Mais um ano se inicia e com ele se renovam a esperança e as oportunidades de fazermos um trabalho cada vez mais aperfeiçoado tanto para nós mesmos e nossas famílias quanto para a economia estadual, regional e nacional, garantindo emprego e renda, isso a partir de um segmento que vem “carregando nos ombros” a economia nacional, em tempos árduos de crise. Tudo, graças aos esforços individuais e coletivos do setor rural.
Inspirados por essa convicção da importância do produtor rural e da seriedade e competência de seu trabalho desenvolvido de sol a sol, ao longo de muitos anos, queremos exaltar esse empreendedor e dizer que nós, enquanto Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) estamos e estaremos permanentemente vigilantes na defesa dos interesses dos homens e das mulheres do campo. Sabemos do esforço de cada produtor rural no investimento em técnicas e tecnologias visando reduzir custos e produzir alimentos mais baratos e de qualidade aos consumidores.
Também estamos cientes de que a sustentabilidade está sendo cada vez mais praticada pelos produtores de alimentos amazonenses, que mantêm mais de 97% da cobertura florestal original intacta em nosso Estado, comprovando que não há contradição entre produzir comida e preservar o meio ambiente e que por conseguinte são falsos e preconceituosos alguns estereótipos que não se coadunam com a realidade do trabalho sério, honesto e responsável dos produtores rurais.
Ainda assim, há os que pensam diferente e se valem de artifícios diversos para massificar uma visão equivocada no imaginário da sociedade, movidos muitas vezes por questões ideológicas e de interesses não confessáveis. Quanto a isso, nada podemos fazer, a não ser lamentar. Enquanto isso, seguimos nossa caminhada, plantando nossas sementes e fazendo as devidas colheitas, alimentando a população e buscando zelar pela saúde de todos com um produto de qualidade. Portanto, sigamos nosso caminho de homens e mulheres do meio rural, acordando a cada alvorecer e prontos para contribuir com a sociedade e com o progresso de nosso querido Amazonas, numa escala maior, de nosso País.
Manaus, 17 de janeiro de 2017
Muni Lourenço Silva Júnior
Presidente da FAEA
Slide apresentado pelo IDAM durante a Semana Nacional dos Agrotóxicos no Amazonas registrando que a"Maioria dos agricultores familiares não usa insumos químicos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário