sábado, 11 de fevereiro de 2017

Comentário sobre postagem na Coluna do HOLANDA sobre o FNO/BASA


O Holanda, em sua coluna BASTIDORES DA POLÍTICA, traz um assunto que é, no meu ponto de vista, o grande nó que impede o Amazonas de acelerar o crescimento fortalecendo o interior, principalmente no setor primário do Amazonas. É fato que o FNO tem dinheiro, e que a burocracia atrapalha, mas qual a razão do Pará ter acesso bem superior ao nosso estado se a burocracia é a mesma?  Há anos venho tocando nesse assunto e mostrando  os caminhos que devemos seguir para resolver, mas pouco evoluímos. Pelo visto, o BASA tem novo superintendente, e a ALEAM novamente convoca para debater a aplicação dos bilhões no Amazonas. O deputado Luiz Castro já fez isso em mandatos passados, o deputado Dermilson já fez a mesma coisa nesta legislatura (o Miguel, que já foi embora, compareceu) e, agora, é o deputado Adjuto Afonso que faz novo convite ao BASA. Recentemente, acessei novamente o site do BANCO CENTRAL DO BRASIL. Vejam, abaixo, os valores aplicados na Região Norte em 2016.  É essa diferença de valores aplicados que deveria ser explicada pelo BASA, e não somente dizer que tem bilhões disponibilizados ao AMAZONAS, mas que sabidamente nossos produtores rurais não conseguem acessar na quantidade e qualidade que necessitamos para ter um interior mais forte e produtivo. Em síntese, uma nova audiência pública para discutir um VELHO problema. Será que agora vai? O governador José Melo, e não seus assessores diretos (que não tem coragem de ponderar o governador, mas deveriam, pois estariam contribuindo para captar recursos para a atual administração), deveria participar dessa nova audiência pública, pois muitos gargalos que deverão ser levantados pelo BASA para a não aplicação do FNO no Amazonas são de competência da "Compensa", principalmente no setor rural.
Adjuto Afonso, autor da nova convocação

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), que assumiu esta semana a presidência da Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), anunciou como primeira ação no referido cargo, que convidou o novo superintendente do Banco da Amazônia (Basa), Nélio de Jesus Gusmão, à Casa Legislativa para falar sobre os caminhos de sua gestão e o recurso da ordem de R$ 1,2 bilhões previstos pela instituição para investimentos na região amazônica.
“O Basa é quem operacionaliza o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Estou convidando o novo superintendente para que ele fale dos projetos, qual setor que o banco pretende investir, se é no de serviço, de indústria, de comércio, etc., para que os interessados procurem o banco. O certo é que esse recurso é bem vindo e nós precisamos dele mais do que nunca. Em momentos de crise precisamos criar alternativas, e para isso precisamos de recursos. O Basa tem recurso para grandes e pequenos investimentos”, disse o deputado em pronunciamento na Aleam esta semana.
A informação de que o Basa vai disponibilizar esse montante para projetos na região foi repassada durante a posse de Nélio de Jesus Gusmão, no último dia 6 de fevereiro.
O deputado Adjuto Afonso também parabenizou o trabalho do ex-superintendente, Miguel Nuno Seiffert Simões, que ficou à frente da Superintendência Regional por dois anos, período marcado pela grave crise econômica que afetou o país.

Texto: Assessoria do Deputado
Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579
Foto: Ney Xavier

Eis os números de 2016 do FNO que o BASA deve explicar as razões da enorme superioridade em RO, TO, PA e AC. Nos anos anteriores foi a mesma coisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário