quinta-feira, 22 de junho de 2017

A "Compensa" continua brincando de "fazer" setor primário no AM

Esse tipo de ação idealizada pelos ocupantes da "Compensa" que obrigatoriamente deve ser cumprida pelas secretarias de estado é ótima para a mídia e para colher votos, mas em termos de virada econômica do nosso interior não terá o menor efeito. É só olhar para as estruturas que temos no interior, abandonadas, sucateadas e por aí vai. O valor é insignificante. Nosso interior precisa de muito, muito, muito mais. Em termos de economia, era muito melhor ter pago o subsídio ao seringueiro e juticultor (já com três anos de atraso). Outra coisa, boa parte dessas ações poderiam ser viabilizadas via FNO e PRONAF, que os demais estados acessam, e o Amazonas NÃO. Vejam, abaixo, alguns exemplos de recursos públicos investidos com apoio da "Compensa" no setor primário que estão TOTALMENTE PARADOS, abandonados.  Já disse várias vezes, e volto a repetir, esse recurso deveria ser destinado para EQUIPAR a CENTRAL DE IRANDUBA para BENEFICIAR PRODUTORES REGIONAIS de todas as associações, cooperativas, consórcios e colônias do Amazonas, evidentemente as mais próximas da estrutura. Exemplo: Manacapuru, Iranduba etc etc etc..A vassoura de piaçaba do Rio Negro deveria ser confeccionada na CENTRAL, e não mandar o cabo da vassoura para o interior para depois retornar. Até a farinha de Guajará, do amigo Jesuíto, poderia ser empacotada nessa CENTRAL e entregue aos programas de compras públicas. Em síntese, o certo seria usar esse recursos para beneficiar COLETIVAMENTE os grupos formais, e não de forma INDIVIDUAL como estão fazendo.
Mas dá voto, dá ibope, dá imprensa, impressiona...até quando?


Central inaugurada às vésperas da eleição de 2014 que até hoje não funcionou, mas mesmo assim vem a "Compensa", pensando em votos, direciona mais 3 milhões para "movimentar a economia interiorana". É brincadeira!!
Todas essas estruturas paradas, mesmo assim "idealizam" uma nova ação com mais R$ 3 milhões para "ajudar" grupos formais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário