segunda-feira, 19 de junho de 2017

Fica difícil compreender a ausência do governador e do Sistema SEPROR em eventos dessa natureza...

Não tenho outra palavra que não seja agradecer os componentes da Câmara Setorial de Fibras Naturais do MAPA, a FAEA, o próprio Muni e o ministro Blairo Maggi pelo acolhimento, defesa e encaminhamento de dois importantes assuntos ao Amazonas. Me refiro a atualização do custo de produção das fibras e, também, a inclusão de sementes não alimentícias (prioritariamente de malva) no PAA SEMENTES operado pela CONAB em nível nacional. Só posso lamentar a ausência do governador do Amazonas, do Sistema SEPROR e dos nossos parlamentares na defesa desses temas de fundamental importância para a AGRICULTURA FAMILIAR do Amazonas. Repito, importantes para a AGRICULTURA FAMILIAR do Amazonas que estão sendo defendidos pela FAEA, CNA e, também, pela OCB (representada pela Eliana da Coomapem).  

Brasília (12/06/2017) - A atualização dos preços mínimos para as fibras naturais - juta, sisal e malva -, sem reajuste com base nos custos de produção há cinco anos, foi discutida em reunião da última quinta (08) da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Silva Junior, considera fundamental "a atualização dos custos de produção das fibras naturais como forma de melhorar o poder de barganha do agricultor junto à indústria".
Muni, que também preside a Câmara Setorial e representa a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), levou a reivindicação ao Secretário-Adjunto de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Fazenda, Ivandré Silva, que prometeu dar uma solução rápida para o assunto.
Outra decisão importante da Câmara Setorial de Fibras Naturais, segundo Muni Lourenço, foi a inclusão das sementes de juta e malva no Programa de Aquisição de Alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Ministro Blairo Maggi, do Mapa, encaminhou aviso ministerial ao seu colega do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, propondo a oficialização da medida.
Com a inserção das sementes de juta e malva no programa da Conab, "haverá doação de sementes aos produtores ribeirinhos da Amazônia Legal, reduzindo custos operacionais", disse o presidente da FAEA.
Um programa piloto para a substituição de sacos plásticos, utilizados no sistema de armazenagem da Conab, por unidades de fibras naturais biodegradáveis, foi sugerido pelo presidente da FAEA à Conab, no contexto da agricultura de baixo carbono, no Programa ABC.
Muni Lourenço também deverá ter audiência com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes. Na agenda reivindicação para que a empresa realize estudos sobre novas tecnologias na produção de máquinas que fazem a retirada mecânica da fibra na planta.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário