domingo, 18 de junho de 2017

Iranduba faz sua primeira feira ORGÂNICA e expõe o documento que garante a procedência....

Tenho sempre dito que a produção orgânica é tendência mundial irreversível, e não será diferente no Amazonas. Iranduba já vem dando sinais nessa direção, e certamente contou com apoio de vários parceiros, principalmente das entidades públicas e privadas que integram a REDE MANIVA DE AGROECOLOGIA, com destaque ao MAPA/SFA/AM. Só não concordo em discriminar os produtores convencionais que usam produtos químicos atendendo a legislação. Regularmente tenho sido questionado como comprar orgânicos regionais com segurança no Amazonas. Bem, identifiquei na foto acima (círculo/seta em vermelho) documentos expostos emitidos pelo Ministério da Agricultura/SFA/AM que garantem essa qualidade na produção. O consumidor deve cobrar a apresentação desse documento, caso não esteja exposto. Em Manaus, a única feira orgânica acontece, aos sábados, dentro do terreno do Ministério da Agricultura (Rua Maceió, 460), mas também tem entrada pela Recife (em frente ao Shopping Manauara, depois da passarela, lado direito). Já há um entendimento com as feiras da ADS, e também soube que houve uma no Conjunto Tiradentes, mas a do MAPA/SFA é a melhor e principal referência no atual momento.
Recomendo aos prefeitos, vices e vereadores de todos os municípios do interior que visitem a feira de orgânicos do MAPA (endereço acima) e procurem conhecer os caminhos para fazer igual. Não é difícil, basta querer!!


Um comentário:

  1. Vale ressaltar que só o documento não é o suficiente para garantir a qualidade orgânica, se não houver acompanhamento e assistência técnica aos agricultores, pois muitas pseudo- entidades(sem e com CNPJ) apenas buscam um auto reconhecimento usando os recursos públicos e divulgando nas redes sociais que são realizadoras e criadoras de grupos orgânicos.

    ResponderExcluir