terça-feira, 15 de agosto de 2017

Se o habitante da floresta não for bem remunerado, nenhuma iniciativa segura o DESMATAMENTO

Não tenho conhecimento aprofundado sobre o que vem sendo feito com os recursos do FUNDO AMAZÔNIA no Amazonas, mas é fato que a expressiva maioria das pessoas que vivem no interior do estado não estão nada bem.  Observo o foco do FUNDO no combate as desmatamento, e pouco na remuneração do SER HUMANO que ainda habita e defende a floresta. O Fundo fala em manejo, mas nada é viabilizado com o dinheiro do FUNDO para  superar os entraves da cadeia produtiva do pirarucu de áreas manejadas. O FUNDO quer apoiar o CONTROLE, MONITORAMENTO e FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL, mas não vejo preocupação com iniciativas que melhore a RENDA DO MANEJADOR DE PIRARUCU. Poderia citar outros arranjos, mas fico apenas com o exemplo do pirarucu que tem autorização anual do IBAMA para a despesca.
Penso que o FUNDO AMAZÔNIA deveria ser usado, inicialmente e prioritariamente, para finalizar o ZONEAMENTO ECONÔMICO ECOLÓGICO - ZEE do nosso ESTADO que se arrasta há anos e sem data para concluir.
O ZEE é fundamental para o planejamento das ações, e indispensável para o Governo Federal iniciar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático - ZARC.
Se o homem da floresta não for bem remunerado, e não está sendo, nenhuma iniciativa seguro o DESMATAMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário