sábado, 21 de abril de 2018

A Central de Iranduba deveria ter uma EMPACOTADORA para ajudar o INTERIOR

A notícia abaixo é do IDAM, e mostra mais uma vez a importância desse órgão no apoio ao produtor rural. São  2 mil sacas de farinha com destino a Manaus, ou seja, ao PAA (não sei se o operado pela SEPROR, CONAB ou até mesmo o COMPRA INSTITUCIONAL, que também é PAA, só que os compradores são órgãos públicos do Governo Federal), PREME , FEIRAS e SUPERMERCADOS. Não há citação ao fornecimento ao  PNAE, nem no próprio município, nem estado/SEDUC (ainda via lançar chamada este ano) ou qualquer outro município (que também pode). 
Bem, além de destacar o trabalho do IDAM, dos produtores e do amigo Haroldo, da ATAE, resgatei essa matéria para ratificar minha sugestão de que a CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE IRANDUBA precisa ser estruturada pelo FPS para uso coletivo de produtores e grupos formais.
EXEMPLO: Essa farinha que está vindo de Eirunepé, essas 2.000 sacas, certamente passarão por uma EMPACOTADORA PRIVADA para embalar nos padrões exigidos pelos compradores, e logicamente passar por uma classificação. Bem, quem tem recurso financeiro não vejo problema algum em procurar as empacotadoras da cidade, mas a expressiva maioria dos nossos produtores rurais e grupos formais (associações, cooperativas e consórcios) não tem condições. Então, a CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE IRANDUBA poderia ter essa estrutura a serviço do produtor rural do Amazonas, prioritariamente do pequeno, que são muitos.
Fica a dica ao novo presidente da ADS, Túlio! 

Thomaz Rural

Texto abaixo é do IDAM...
Idam acompanha embarque de 2.000 sacas de farinha de mandioca em Eirunepé
Em Eirunepé, município distante 1.159 quilômetros de Manaus, a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) acompanhou, em visita à Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas de Eirunepé (Atae) nesta quinta-feira (19/04), o embarque de 2.000 mil sacas de farinha de mandioca.

As sacas, contendo as variedades de mandioca branca e amarela, totalizaram 100 toneladas, que serão vendidas em Manaus para os programas do Governo Estadual e Municipal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), além de possibilidade de comercialização nos supermercados da capital.

Segundo o gerente local do Idam no município, Andreson Cardoso, a associação tem papel fundamental no desenvolvimento econômico dos produtores familiares da região e pontua, “a Atae vem garantindo a compra da produção de farinha de mandioca dos agricultores familiares de Eirunepé, atendendo em torno de 300 famílias diretamente e mais 300 indiretamente, que moram às margens do Alto Rio Juruá; Baixo Rio Juruá; Rio Itucuman; Rio Tarauacá; Rio Eiru; Rio Gregório e entorno da cidade”.

O gerente destaca ainda, a expectativa da associação para o corrente ano, “a meta da Atae, é comprar 1000 toneladas de farinha de mandioca neste ano de 2018, que tem recursos financeiros garantidos, através dos financiamentos feitos pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que beneficia associações e programas do Governo do Estado, como o PAA e o Preme, e venda para o mercado consumidor da capital Manaus”, disse Andreson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário