terça-feira, 24 de abril de 2018

Embrapa comemora 45 anos revisando atuação com foco em megatendências




Embrapa comemora 45 anos revisando atuação com foco em megatendências

No próximo dia 26 a Embrapa vai celebrar 45 anos de história. A data será comemorada no dia 24, às 15 horas, no Auditório Assis Roberto de Bem, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília-DF, numa cerimônia simples, adequada ao momento de contenção de despesas que atinge todo o Governo Federal, como explica o presidente da Empresa, Maurício Lopes, mas que será marcada por quatro novidades importantes. "São ações que, junto com as mudanças em curso na estrutura da Embrapa, vão possibilitar uma reconfiguração da nossa atuação", afirmou.

A primeira será o lançamento do documento “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”, que consolida sinais e tendências globais e nacionais sobre as principais transformações na agricultura em questões científicas, tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais e seus potenciais impactos. “Visão 2030” terá versões digital e impressa e oferecerá bases para o planejamento estratégico das organizações públicas e privadas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Na Embrapa, vai, particularmente, subsidiar novas estratégias e prioridades da Empresa, a produção do próximo plano diretor e, consequentemente, o trabalho dos 2.448 pesquisadores da Empresa.



Edson Bolfe, coordenador do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa) e da produção do documento, diz que “no esforço de análise e de prospecção de cenários buscou-se antever transformações e, assim, contribuir para a definição de diretrizes que orientem a programação de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com foco no desenvolvimento sustentável da agricultura”. O documento traz perspectivas e os principais desafios científicos, tecnológicos e organizacionais baseados em análises do ambiente interno e externo, nacional e internacional.

Um dos destaques é a identificação de sete megatendências: Mudanças Socioeconômicas e Espaciais na Agricultura; Intensificação e Sustentabilidade dos Sistemas de Produção Agrícolas; Mudança do Clima; Riscos na Agricultura; Agregação de Valor nas Cadeias Produtivas Agrícolas; Protagonismo dos Consumidores; e Convergência Tecnológica e de Conhecimentos na Agricultura. A publicação explora aspectos relacionados a cada uma das megatendências e sugere desafios e oportunidades, por exemplo. O trabalho é fruto da colaboração de aproximadamente 400 colaboradores da Embrapa e instituições parceiras.

Lucro Social, e-books dos ODS e Olhares para 2030

O segundo anúncio importante será o resultado do novo Balanço Social da Embrapa, que apontará um lucro social de R$ 37,18 bilhões em 2017, gerados a partir da adoção, pelo setor agropecuário, de 113 tecnologias e de cerca de 200 cultivares disponibilizadas pela Embrapa nesse último ano. Para cada real aplicado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2017 foram devolvidos R$ 11,06 para a sociedade.

Outro lançamento será a coleção de 18 e-books que evidenciam a colaboração da Embrapa para ajudar o Brasil a atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos em 2015 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), dentro da Agenda 2030 e que representam um conjunto de compromissos para superar os desafios da sustentabilidade da humanidade neste século. Cada e-book abordará os resultados e esforços da Embrapa em um dos ODS, trazendo o alinhamento da nossa programação para cada tema. Em março a Embrapa lançou o primeiro desses e-books, voltado para Água, durante 8º Fórum Mundial da Água 2018.




Olhares para 2030 é o título de uma plataforma digital que também será lançada no dia 24, que reunirá artigos de opinião de 90 especialistas de diferentes áreas de atuação, com projeções e expectativas de caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira. Os artigos foram agrupados nas sete megatendências do documento Visão 2030, sintetizando as principais forças de transformação da agricultura brasileira para os próximos anos.

Publicações, apresentação de tecnologias e assinatura convênios

Além dos quatro lançamentos, a cerimônia de aniversário será marcada também pelo lançamento de três publicações de destaque: "Prosa com Eliseu" condensa entrevistas feitas pelo jornalista Jorge Duarte com o pesquisador Eliseu Alves, com revelações inéditas da trajetória de um dos fundadores da Embrapa; "Princípios Jurídicos da Inovação Tecnológica", do advogado Horácio Vale; e o e-book "Hortas em Pequenos Espaços", editado pela Embrapa Hortaliças.

Ainda será apresentado o e-Campo (página estruturada dentro do Portal que irá reunir, em um mesmo ambiente, todas as capacitações na modalidade a distância desenvolvidas pela Embrapa); o novo site do Labex USA, que destacará os 20 anos de criação do programa Labex; e também 14 tecnologias que acabam de chegar no mercado com grande potencial de impacto junto ao setor produtivo: SpecSolo, fossa séptica biodigestora adaptada para área de várzea, soja 5980IPRO, soja BRS 511, WebAmbiente, Inoculação de braquiárias com Azospirillum, Mel do Cerrado, Feijão BRS FC 104, Arroz BRS A501 CL, Arroz A702 CL, SISILPF, GeoInfo, solarizador de substrato para produção de mudas livres de nematóides e Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira.

Parcerias

Seis convênios e parcerias farão parte na solenidade do dia 24. Com a Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAAP-DF) será assinado um Termo de Cessão de Uso e um Contrato de Cooperação-Geral para viabilizar a participação da Embrapa no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). Com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) será formalizada a doação para a União das áreas do Parque Estação Biológica para uso da Embrapa e da Embrapa Cerrados (por meio de um Termo de Permissão de Uso).

A parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) será tema da celebração de um termo de cooperação, com o objetivo de viabilizar soluções digitais inovadoras para o agro e o compartilhamento de conhecimentos que estimulem criação de oportunidades para investimento no setor. Também será assinado um acordo de cooperação técnica com o Sistema Florestal Brasileiro (SFB) para estruturação de centros de referência em restauração ambiental e capacitação continuada, previstos no projeto "Regularização Ambiental de Imóveis Rurais na Amazônia e em Áreas de Transição para o Cerrado", financiado pelo banco de fomento alemão KFW.

Os dois últimos convênios anunciados serão com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para fomentar soluções para a agropecuária e promover transferência de tecnologias, especialmente orientadas para a silvicultura, manejo florestal, valoração da biodiversidade e serviços ambientais; e com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), para liberação de novos recursos para os projetos em andamento com o Fundo Amazônia.

Homenagens

Na programação dos 45 anos cinco personalidades serão homenageadas: um pesquisador da casa e quatro parceiros externos. Elíbio Leopoldo Rech Filho foi escolhido por conta do conjunto de resultados de sua atuação como cientista e também pelo reconhecimento internacional da pesquisa que comprovou a viabilidade do uso de soja geneticamente modificadas como biofábrica para produção, em larga escala, de uma proteína extraída de cianobactérias (também chamadas de algas azuis), eficiente contra o vírus que pode levar ao desenvolvimento da AIDS.

Os quatro parceiros externos que receberão homenagens são: Paulo Hermann, presidente da John Deere no Brasil e membro da Associação Rede ILPF; João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Teka Vendramini, produtora rural, membro do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) e diretora executiva da Sociedade Rural Brasileira (SRB); e Mariana Vasconcelos, jovem empreendedora rural que criou aplicativo para tornar plantações 'inteligentes', possibilitando reduzir em até 60% consumo de água na irrigação.

A cerimônia de aniversário poderá ser acompanhada por todos os empregados por meio da transmissão por videoconferência e na página da Embrapa no Facebook (https://www.facebook.com/embrapa).

Texto: Robinson Cipriano
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas
Contato: (61) 3448-4285 - robinson.silva@embrapa.br


Fernando Goss
Jornalista - Núcleo de Comunicação Organizacional

Embrapa Amazônia Ocidental

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Manaus/AM
fernando.goss@embrapa.br
Telefone: +55 (92) 3303-7994/3303-7860
www.embrapa.br/amazonia-ocidental

Nenhum comentário:

Postar um comentário